fbpx

Perfil Pessoal x Profissional nas redes sociais

A maioria das redes sociais da atualidade permitem a criação de perfis pessoais e profissionais, o objetivo é fornecer aos usuários a informação precisa sobre o perfil, dando-lhe assim mais segurança ao decidir quem vai seguir nas redes sociais.

Os perfis pessoais são destinados exclusivamente para pessoas, como o nome já diz. Não são adequados para uso profissional, para este fim existem os perfis profissionais, as fan pages (páginas de fãs), onde é possível além de cadastrar informações importantes sobre o profissional ou empresa, acompanhar o desempenho das postagens, cadastrar produtos e serviços e até realizar vendas diretas(em algumas redes sociais)

No entanto, as empresas administradoras das redes sociais não possuem meios para garantir que as informações, que são fornecidas por usuários, são corretas, ao menos no momento do cadastro.

Com a enorme quantidade de informações pessoais e profissionais que as companhias possuem sobre as pessoas, conseguem cruzar dados e identificarem alguns problemas em cadastros e tomarem providências cabíveis de acordo com a legislação vigente e políticas de utilização.

Não vou me aprofundar no tema de segurança e privacidade online porque não é o foco desse post, só fiz uma breve introdução para mostrar a importância que o usuário que pretende fazer uso profissional das redes sociais deve dar a veracidade das informações que cadastra.

A maioria das redes sociais não permite a criação de perfis profissionais com nomes de empresas (como usam cruzamentos de dados para essa identificação, é possível que alguns nomes sejam aceitos), o que não impede a exclusão desses perfis quando é detectado o descumprimento das políticas de utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.